DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Eniel do Espírito Santo, Luiz Carlos Sacramento da Luz

Resumo


A expansão do ensino de nível superior tem demandado cada vez mais docentes qualificados tanto para responder às exigências conteudistas curriculares quanto para a condução pedagógica no espaço da sala de aula, constituindo-se assim num duplo desafio. Este artigo tem por objetivo discutir os aspectos da didática aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem no nível superior, considerando-se a necessidade de ressignificação dos modelos de ensino visto que as abordagens didáticas tradicionais amiúde deixam de atender às especificidades da contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva que utiliza como fonte de dados uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a temática. O artigo conclui com a premente necessidade de reflexão da práxis didático-pedagógica do docente universitário frente às demandas da sociedade do século XXI e propõe algumas recomendações didáticas visando alavancar o processo de ensino-aprendizagem em adultos.


Texto completo:

PDF